Revista 52

Revista 52

Numero Revista: 

52

Fecha: 

Lunes, Enero 28, 2013

Sumario Portugues: 

Potencial para os produtos aqüícolas na Europa
Por Ignacio Llorente e outros
Com o objetivo de proporcionar às empresas do setor aqüícola informações que lhes permitam aproveitar as oportunidades e as possibilidades de empreender una atividade exportadora aos diferentes países europeus, este grupo de autores imaginou e implementou um sistema de monitoramento dos mercados. Levantaram informações comerciais em 10 grandes cidades europeias durante dois anos. Desenvolveram uma ferramenta de apoio para a tomada de decisões, por meio de uma plataforma web apoiada num servidor e conectada a uma base de dados.
 
Marcas coletivas : Uma ferramenta para o desenvolvimento territorial
Por Teresa Santofimio Varón e outros
Atualmente é impossível abster-se de inovações em qualquer produto ou serviço. A referência a uma marca regional ou a uma apelação de origem também é uma forma de diferenciação e de inovação. Neste âmbito, as marcas coletivas surgem como uma maneira de fortalecer pequenos produtores de uma região e podem desta maneira ajudá-los a comercializarem seus produtos com um valor agregado. O presente artigo relata um caso de sucesso alcançado por produtores aqüícolas do departamento de Tolima, na Colômbia.
 
Estado atual da criação de pirarucu no Peru
Por Fred Chu-Koo y otros
Estudos de mercado realizados na Europa e opiniões de especialistas indicam que o pirarucu é a espécie amazônica de maior projeção para a criação no Peru. A intensa pressão das capturas levou a una drástica redução das populações naturais. Neste contexto, o governo peruano tem realizado muitos esforços para preservar a espécie, em particular pelo manejo de áreas naturais e também pela aquicultura da espécie há já 15 anos. Os resultados obtidos são muito encorajadores. O presente artigo mostra os avances obtidos na pesquisa, na produção de alevinos e na obtenção de carne de pirarucu na região de Loreto.
 
Criação de atuns: O laboratório da CIAT em Achotines, Panamá
Por Daniel Margulies e outros
A Comissão Interamericana do Atum Tropical (CIAT) opera o Laboratório de Achotines na República do Panamá onde, desde 1996, os atuns albacora desovam em cativeiro. Trata-se do único centro de pesquisa do mundo que tem disponíveis ovos e larvas de atum para pesquisa o ano todo. As sua instalações também são utilizadas para a criação de outras espécies marinhas locais como os pargos e as corvinas. Neste centro, os pesquisadores do CIAT trabalham em conjunto com pesquisadores panamenhos assim como de outros países
 
Manipuladores de alimentos: Um compromisso necessário com a inocuidade alimentaria
Por Boris Bogoslavsky
Conseguir um abastecimento de alimentos seguros e inócuos exige um esforço global, racional e coordenado, sendo uma responsabilidade compartilhada por todos os que participam da cadeia de distribuição. Esta cadeia começa na origem do alimento e termina na mesa do consumidor. Ao longo dela, os manipuladores têm um papel crucial para evitar a contaminação e a deterioração. O que é proposto neste artigo é o registro deste compromisso junto ao consumidor
 
A crise mundial da nutrição e os transtornos mentais
Por Michael Crawford
O paradigma do século passado no tocante à nutrição era a proteína. Havia uma suposição tácita de que as necessidades do cérebro eram as mesmas que para o crescimento corporal.  Agora se sabe que não é assim, e que os ácidos graxos de cadeia longa, junto com os oligoelementos que provêm basicamente do mar, são a chave para o bom desenvolvimento cerebral, desde muito antes do nascimento. A agricultura marinha poderia solucionar em grande parte a oferta deste tipo de produtos.
 
 
 

 

Artículos Seleccionados: