Revista 49

Revista 49

Numero Revista: 

49

Fecha: 

Domingo, Enero 1, 2012

Sumario Portugues: 

 

O desafio da proteína para a aqüicultura

Entrevista com Pedro Toledo

O pescado proveniente da pesca extrativa continua sendo um dos principais insumos para a fabricação de rações para a aqüicultura e, portanto, o centro de una polêmica crescente. No entanto, existem cientistas que trabalham em alternativas possíveis.    Pedro Toledo, pesquisador de uma universidade chilena, sugere possíveis caminhos a seguir no futuro.

 

Jurujuba: a procura de um novo futuro pesqueiro e aqüícola

Por Denise David Caxias e Paula Fernandes

Desde suas origens, o bairro de Jurujuba (Niterói, RJ) foi majoritariamente constituído de pescadores. Nas décadas de 1960 e 1970, quando se instalaram três fábricas de conservas de sardinhas e cavalinhas, com pleno apoio governamental (incentivos fiscais), havia famílias inteiras que trabalhavam no setor pesqueiro, principalmente nas linhas de produção de conservas.  A maioria das famílias do bairro dependia então de alguma forma do setor pesqueiro. Mas muitas mudanças aconteceram desde então que obrigaram os habitantes de Jurujuba a procurarem alternativas de trabalho, igualmente produtivas.

 

As relações sociedade-natureza na pesca

Por Marli Cigagna e Fernando Damasco

Nestes tempos em que o pensamento ecológico avança sobre as atividades humanas e que o ambientalismo conquista seu lugar nos meios de comunicação e nos discursos hegemônicos, é vital dar uma olhada nas atividades econômicas fundamentais desde um ponto de vista das relações entre a sociedade e a natureza. Isto é particularmente verdadeiro no caso da pesca, onde a atividade está intimamente ligada ao meio ambiente. Este artigo descreve como esta relação é vivida num bairro da cidade de Niterói, no Brasil. 

 

Quanto pescado consome a aqüicultura?

por Andrew Jackson e Francisco Aldon

Um dos debates mais persistentes na aqüicultura é sobre o uso da farinha e do óleo de peixe nos alimentos balanceados e, principalmente, a quantidade de peixes de captura necessária para produzir peixes de cultivo. Este debate atingiu seu auge no caso do salmão. Muitos dados foram então apresentados sobre o uso de pequenos pelágicos para a produção de salmões. O presente artigo apresenta uma modalidade de cálculo cujos resultados poderão ser utilizados na hora de discutir um tema tão essencial como o resumido pelo título deste artigo

 

Perigos e riscos de radionuclidos no pescado

Por Héctor M. Lupin

O acidente dos reatores de Fukushima no ano passado chamou a atenção sobre os possíveis riscos apresentados pelas radiações, pelas partículas radioativas e pelos radionuclidos nos alimentos. Uma parte considerável de radionúclidos liberados no acidente ficou na zona que envolve a central, inclusive no mar. Isto aumentou o nível de radioatividade em alimentos como o pescado. Este artigo analisa os perigos e os riscos reais com uma ênfase especial nas possibilidades da nossa região latino-americana também ser afetada.  

Artículos Seleccionados: