Revista 48

Revista 48

Numero Revista: 

48

Fecha: 

Sábado, Octubre 1, 2011

Sumario Portugues: 

 

O zoneamento na aqüicultura: o caso da Argentina

Por Gustavo Wicki e outros

O desenvolvimento da aqüicultura na Argentina ainda não se refletiu notoriamente nas quantidades produzidas. No entanto, não há dúvida que sobre o seu grande potencial de crescimento. É um país que oferece uma grande variedade de zonas geográficas e climáticas diferentes e é portanto importante poder determinar a aptidão de cada uma delas à atividade.   Com uma finalidade de ordenamento e prevendo o desenvolvimento da atividade aqüícola, A Direção de Aqüicultura planificou e levou a cabo este trabalho destinado a determinar o “zoneamento territorial” de sete províncias.

 

Piscicultura comunitária no lago de Santana, Amazônia

Por Ana Margareth Pereira

O lago Santana é um dos quatro lagos continentais do município de Manacapuru no Estado do Amazonas, Brasil. Suas águas caudalosas e cristalinas e a vegetação ribeirinha preservada apresentam uma belíssima paisagem amazônica. O artigo conta a história de uma interessante experiência cooperativa que nasceu com uma finalidade de proteção ambiental e seguiu como uma iniciativa de produção

 

É possível modificar o sabor do pescado?

Por Raúl Malvino Madrid

A grande vantagem  da aqüicultura é a possibilidade de obter um maior controle sobre a produção, o processamento e a distribuição do pescado.Também permite manipular as características sensoriais, como demonstra o presente artigo, e conseguir assim adequar os produtos às diferentes exigências dos mercados.

 

O pescado defumado recupera  terreno

Por Norbert Hoffman

A defumação não é somente um método para preservar alimentos, mas também permite a entrada de novos produtos nos diversos mercados mundiais. Os defumadores modernos permitem a produção com processos controlados, uniformes de consistentes que se tornaram indispensáveis para satisfazer a demanda dos mercados. 

 

Gelo de estado variável na aqüicultura

Por Ming-Jian Wang

Com o uso de jorros de gelo com um estado de agregação variável, é possível refrigerar grandes volumes de pescado chegando mais rapidamente a temperaturas inferiores às proporcionadas pelo tradicional gelo em escamas. Além disso, o mantém mais fresco por mais tempo. O artigo mostra as vantagens desta tecnologia e descreve o seu uso em diferentes produtos aqüícolas.

 

Normas e certificações privadas na pesca e na aqüicultura

Sally Washington e Lahsen Ababouch

Os padres e os esquemas privados de certificação estão tomando cada vez mais importância no mercado internacional de pescado. Emergiram naquelas áreas onde há uma percepção que os marcos regulatórios não conseguem alcançar seus objetivos, como é o caso da sustentabilidade e da gestão responsável das pescas. O seu uso é cada vez mais comum nos esforços de conseguir assegurar a inocuidade alimentar, a qualidade e a sustentabilidade ambiental na crescente indústria aqüícola.

Artículos Seleccionados: